MENU

Mundo

Presidente da África do Sul lamenta filha fora do casamento

Presidente da África do Sul lamenta filha fora do casamento

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, pediu desculpas neste sábado (6) por ser pai de uma criança fora do casamento. Ele tem enfrentado reprovação nacional por conta do fato.

Críticos dizem que Zuma, um zulu tradicionalista que pratica poligamia e que atualmente tem três mulheres e 20 filhos, incluindo o bebê com uma outra mulher, tem sido visto como um mau exemplo num país com uma das maiores taxas de HIV no mundo.

Zuma disse em comunicado divulgado neste sábado:

"Na última semana tirei um tempo para refletir sobre uma relação que tive fora do casamento. Isso tem sido assunto para muita discussão e debate."

Ele ainda declarou:

"Isso tem colocado muita pressão sobre a minha família e sobre o meu partido. Eu lamento profundamente a dor que eu causei a minha família, ao partido, aos sul-africanos em geral."

Na última terça-feira, Zuma, que se casou pela quinta vez no mês passado, fazendo de Tobeka Madiba a sua atual terceira mulher, confirmou relatos de ser o pai de uma criança com Sonono Khoza, filha de Irvin Khoza, que comanda os preparativos para a Copa do Mundo na África do Sul.

Sonono Khoza teve uma menina em outubro do ano passado. Na última terça-feira, Zuma reconheceu formalmente a criança como o seu vigésimo filho.

A poligamia é permitida na África do Sul e faz parte da cultura zulu, mas a prática tem sido criticada por ativistas que lutam pela prevenção do HIV. Ao menos 5,7 milhões de sul-africanos estão infectados com o vírus.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições