MENU

Presidente da Nigéria traz de volta 12 ministros de seu antigo governo

Presidente da Nigéria traz de volta 12 ministros de seu antigo governo

Atualizado: Sábado, 2 Julho de 2011 as 10:45

Goodluck Jonathan, presidente da Nigéria , apontou de volta a seus cargos 12 ministros de seu governo antigo. Reeleito em abril, Jonathan foi empossado há mais de um mês para o que será seu primeiro mandato completo. A escolha do ministério vem sendo observada com interesse não só pelos nigerianos, mas também por investidores estrangeiros.

A volta de tantos rostos conhecidos deu aos críticos argumentos para questionar se a equipe terá a capacidade de conduzir as reformas de que o país mais populoso da África precisa. Por outro lado, seus partidários afirmam que manter a base garante a consistência do governo.  

Fontes afirmam que Jonathan conversou com Ngozi Okonjo-Iweala, ex-ministra das finanças, hoje no Banco Mundial. O nome daria mais credibilidade ao governo e às reformas pretendidas pelo presidente. Contudo, as negociações não estão concluídas.

Por outro lado, na lista dos ministros que retornam aparece Dieziani Allison-Madueke, ministra do petróleo. Ela tem como objetivo passar uma nova lei, a Carta da Indústria do Petróleo, que traria grandes mudanças na relação entre o país e os compradores estrangeiros da matéria-prima. O país está entre os dez maiores produtores do mundo e é membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).          

veja também