MENU

Presidente da Tunísia é reeleito com quase 90% dos votos

Presidente da Tunísia é reeleito com quase 90% dos votos

Atualizado: Segunda-feira, 26 Outubro de 2009 as 12

O presidente da Tunísia, Zine el-Abidine Ben Ali, foi reeleito para um quinto mandato com 89,62% dos votos, segundo os resultados das eleições divulgados nesta segunda-feira (26) pelo Ministério do Interior.

Nas outras duas eleições presidenciais pluralistas da história da Tunísia em 1999 e 2004, ele já havia sido reeleito por mais de 90% dos votos.

A participação ficou em cerca de 90%, segundo a média dos dados das 26 circunscrições do país.

Ben Ali obteve sua menor percentagem de apoio na circunscrição de Lariana, ao norte da capital, com 84,16%, e o maior na de Monastir, com 93,88%.

Os outros três candidatos que concorriam à Presidência receberam menos de 5% dos votos, segundo os dados oficiais.

Entre outros três candidatos que concorriam à Presidência, os dois mais próximos ao poder, Mohammed Bouchiha, do Partido da Unidade Popular (PUP) conseguiu 5,01% e o da União Democrática Unionista (UDU), Ahmed Inoubli, 3,80%.

O único candidato realmente opositor, o secretário-geral do Movimento da Renovação (Etajdid), Ahmed Brahim, que denunciou várias irregularidades durante a campanha, obteve a menor percentagem, 1,57% dos votos.

Nas eleições legislativas simultâneas o partido governamental, o Reagrupamento Constitucional Democrático (RCD), conseguiu 75% dos votos e cerca de 161 cadeiras sobre um total de 215.

As 54 cadeiras restantes foram divididas entre seis dos nove partidos que concorreram ao pleito.

veja também