MENU

Mundo

Presidente da Tunísia é reeleito com quase 90% dos votos

Presidente da Tunísia é reeleito com quase 90% dos votos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

O presidente da Tunísia, Zine el-Abidine Ben Ali, foi reeleito para um quinto mandato com 89,62% dos votos, segundo os resultados das eleições divulgados nesta segunda-feira (26) pelo Ministério do Interior.

Nas outras duas eleições presidenciais pluralistas da história da Tunísia em 1999 e 2004, ele já havia sido reeleito por mais de 90% dos votos.

A participação ficou em cerca de 90%, segundo a média dos dados das 26 circunscrições do país.

Ben Ali obteve sua menor percentagem de apoio na circunscrição de Lariana, ao norte da capital, com 84,16%, e o maior na de Monastir, com 93,88%.

Os outros três candidatos que concorriam à Presidência receberam menos de 5% dos votos, segundo os dados oficiais.

Entre outros três candidatos que concorriam à Presidência, os dois mais próximos ao poder, Mohammed Bouchiha, do Partido da Unidade Popular (PUP) conseguiu 5,01% e o da União Democrática Unionista (UDU), Ahmed Inoubli, 3,80%.

O único candidato realmente opositor, o secretário-geral do Movimento da Renovação (Etajdid), Ahmed Brahim, que denunciou várias irregularidades durante a campanha, obteve a menor percentagem, 1,57% dos votos.

Nas eleições legislativas simultâneas o partido governamental, o Reagrupamento Constitucional Democrático (RCD), conseguiu 75% dos votos e cerca de 161 cadeiras sobre um total de 215.

As 54 cadeiras restantes foram divididas entre seis dos nove partidos que concorreram ao pleito.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições