MENU

Mundo

Presidente deposto prepara volta a Honduras para sábado

Presidente deposto prepara volta a Honduras para sábado

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, "montou acampamento" na cidade nicaraguense de Esteli e prepara, nesta sexta-feira, 24 de julho, seu retorno ao país em uma "caravana".

Em entrevista, ele pediu aos soldados do Exército de Honduras que "ignorem" a ordem de prisão que o governo interino contra ele e desmentiu que sua volta possa provocar violência no país.

Zelaya chegou a Estelí de jipe. A cidade fica a 40 km da fronteira com Honduras. Ele disse que deve tentar seu retorno no sábado.

O presidente deposto voltou a dizer que a mediação patrocinada pelos EUA, com o presidente da Costa Rica, Óscar Arias, à frente, falhou.

Zelaya foi deposto e exilado por um golpe militar em 28 de julho. Ele foi acusado de tentar mudar a Constituição para obter mais um mandato. O presidente negou a acusação.

O governo foi assumido pelo presidente do Congresso, Roberto Micheletti, que prometeu eleições em novembro deste ano, com a posse do novo presidente em janeiro de 2010.

A comunidade internacional condenou o golpe e exige a volta de Zelaya, mas o governo provisório não cede. Negociações patrocinadas pelos EUA não avançaram.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições