MENU

Mundo

Presidente do Haiti confirma surto de cólera com 138 mortes

Presidente do Haiti confirma surto de cólera com 138 mortes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:09

O presidente do Haiti, René Préval, confirmou nesta sexta-feira (22) que o cólera matou pelo menos 138 pessoas na região central do país, afetada pelo terremoto de janeiro, e disse que seu governo está tomando medidas para evitar a disseminação da doença. "Posso confirmar que é cólera", disse Préval à agência de notícias Reuters.

As autoridades haitianas do setor de saúde e entidades internacionais estão se empenhando para lidar com a pior crise na área de saúde desde o terremoto de 12 de janeiro, que devastou o país, o mais pobre do continente.   Equipes médicas que ainda estão no Haiti para a operação de ajuda pós-terremoto foram enviadas à região do surto, ao redor da localidade de Saint-Marc, uma zona agrícola que recebeu muitos sobreviventes do terremoto.

Cólera é uma doença aguda transmitida por meio de água e alimentos contaminados. Ela causa diarreia aquosa e uma desidratação severa, que pode matar em questão de horas se não for tratada.

O terremoto de janeiro matou até 300 mil pessoas e deixou cerca de 1,5 milhão de pessoas vivendo em acampamentos superlotados de Porto Príncipe e arredores. Apesar dos temores iniciais de epidemias nessas condições, a enorme operação humanitária internacionais evitou surtos graves de doenças contagiosas na devastada capital do Haiti, país mais pobre das Américas.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições