MENU

Presidente do Haiti diz que mortos em tremor chegarão a 300 mil

Presidente do Haiti diz que mortos em tremor chegarão a 300 mil

Atualizado: Segunda-feira, 22 Fevereiro de 2010 as 12

O presidente do Haiti, René Préval, calculou neste domingo (21) em cerca de 300 mil o número de mortos após o terremoto que assolou o país no dia 12 de janeiro, uma vez que os trabalhos de remoção de escombros sejam terminados.

Durante seu discurso na 1ª Cúpula México-Caricom (Comunidade de Países do Caribe), Préval assinalou que o total de mortos, estabelecido até agora em cerca de 217 mil, poderia subir para 300 mil quando as equipes terminarem de vasculhar as ruínas das milhares de casas destruídas.

O presidente do Haiti também lembrou que milhares de pessoas que estão sem teto e sem emprego precisam de ajuda internacional, não só para a reconstrução de suas casas, mas para reabilitar uma economia que foi devastada e gerar postos de trabalho.

A coordenação das ajuda ao Haiti no curto, médio e longo prazo foi debatida na reunião e também será abordada na Cúpula da Unidade do Grupo do Rio, que reunirá a partir desta segunda-feira (22) representantes de 32 países da América Latina e do Caribe na Praia del Carmen, no México.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participa do encontro e deve ser um dos personagens centrais das reuniões nos próximos dois dias.

veja também