MENU

Mundo

Presidente do Irã afirma que aceita beneficiar urânio no exterior

Presidente do Irã afirma que aceita beneficiar urânio no exterior

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

O governo do Irã disse nesta terça-feira, dia 2, que está disposto a enviar urânio enriquecido para o exterior em troca de combustível nuclear, conforme proposta feita pela Organização das Nações Unidas (ONU).

"Não temos problema em enviar nosso urânio enriquecido para o exterior", disse o presidente Mahmoud Ahmadinejad à TV estatal.

Diplomatas ocidentais vinham dizendo que o Irã havia na prática rejeitado a proposta, já que o país não se mostrava disposto a enviar para o exterior o urânio baixamente enriquecido obtido em suas centrífugas.

No mês passado, o Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU) disseram que um acordo nesse sentido ainda seria possível, mas que Teerã ainda pleiteava alterações na proposta.

Com o acordo, o Ocidente quer evitar que o Irã possa enriquecer urânio até o grau de pureza necessário para o uso em armas atômicas. O Irã, que receberia isótopos para fins médicos, garante que seu programa nuclear é pacífico.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições