MENU

Mundo

Presidente eleita da Costa Rica quer Cristina Kirchner em sua posse

Presidente eleita da Costa Rica quer Cristina Kirchner em sua posse

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:27

A presidente eleita da Costa Rica, Laura Chinchilla, disse que gostaria de contar com a presença da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, na cerimônia de posse marcada para ocorrer no dia 8 de maio.

Com a saída de Michelle Bachelet da chefia do Executivo do Chile - que passará às mãos de Sebastián Piñera em 11 de março -, Cristina será a única mulher a ocupar o cargo máximo de governo entre os países do continente.

O anúncio foi feito ao final da primeira reunião mantida por Chinchilla, já como presidente eleita, com o atual presidente costa-riquenho, Oscar Arias, de quem ela era vice antes de se candidatar.

Os dois se reuniram ontem a fim de analisar temas pendentes na Assembleia Legislativa e projetos em ministérios, e para organizar uma transição que seja o mais fluida possível.

Chinchilla declarou que seus vice-mandatários eleitos, Alfio Piva e Luis Liberman, coordenarão a transferência de cargo junto ao ministro da Presidência, Rodrigo Arias. Oscar Arias, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1987, afirmou:

- Sempre é um desafio suceder a alguém, mas suceder a um dos melhores presidentes que a Costa Rica teve é um muito grande.

Ainda nesta terça-feira, o governo de El Salvador felicitou Chinchilla pela vitória nas eleições de domingo. Com 95,49% das urnas apuradas, ela contabilizou 46,78% dos votos válidos, contra 25,15% de Ottón Solís (Partido Ação Cidadã) e 20,82% de Otto Guevara (Movimento Libertário).

Em um comunicado difundido durante a noite, o Ministério das Relações Exteriores de El Salvador afirmou que o processo eleitoral da Costa Rica contribuiu para fortalecer a democracia na América Central.

A nota expressou ainda que o governo do presidente Mauricio Funes confia que Chinchilla continuará impulsionando o processo de cooperação recíproca dos países da região através do Sistema de Integração Centro-Americana (Sica).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições