MENU

Mundo

Presidente eleito é um dos empresários mais ricos do Chile

Presidente eleito é um dos empresários mais ricos do Chile

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Aos 60 anos, Sebastián Piñera é o mais novo presidente do Chile. Oposicionista de direita, ele é economista e fez mestrado e doutorado na mesma área. O novo chefe do país trabalhou na Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), atuou como professor universitário. Ele também já foi senador e presidente do seu partido.

Piñera é um dos homens mais ricos do Chile, e fez fortuna lançando cartões bancários no país. Ele é proprietário de uma rede de televisão, detentor de partes da companhia aérea LAN e tem investimentos variados nos setores de mineração, imobiliário e de saúde. Seus adversários o chamam de "Berlusconi chileno". Segundo a revista Forbes, a fortuna do novo presidente é avaliada em US$ 1 bilhão.

Filho de um embaixador conhecido da democracia cristã, Piñera tem como irmão um ex-ministro do Emprego de Pinochet.

Atuação política

Piñera perdeu as eleições presidenciais em 2005 no segundo turno, abrindo espaço para a atual presidente Michelle Bachelet. Ele se considera o representante da direita moderna, que se desvinculou da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) e de seus 3.200 mortos e desaparecidos.

É uma direita moderada que, como ele, votou "não" em 1988 no referendo sobre a manutenção de Pinochet. Mas que não descarta ex-funcionários do regime militar em seu governo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições