MENU

Mundo

Presidente lidera eleição afegã com 17% dos votos apurados

Presidente lidera eleição afegã com 17% dos votos apurados

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

O presidente afegão, Hamid Karzai, aumentou a vantagem sobre seu principal rival Abdullah Abdullah, de acordo com os novos resultados parciais da votação, com 17% das urnas apuradas, anunciou nesta quarta-feira (26) a Comissão Eleitoral afegã.

Após estes resultados, sempre pouco significativos porque representam uma pequena parte das cédulas de mais de 4.000 colégios espalhados por todo o país, Karzai tem 42,3% dos votos declarados válidos, contra 33,1% para o ex-ministro das Relações Exteriores, Abdullah Abdullah.

No primeiro anúncio dos resultados parciais, terça-feira (25), a diferença entre os dois era de apenas 2%.

O candidato independente Ramazan Bashardost registrava 10,8% dos votos e o ex-ministro das Finanças Ashraf Ghani 2,8%, indicam os resultados desta quarta-feira.

Com 998.484 votos declarados válidos, Karzai tem 422.137, Abdullah 330.751, Bashardost 108.156 e Ghani 27.697.

No total, 41 candidatos disputaram a segunda eleição presidencial da história do país, organizada quinta-feira passada ao mesmo tempo em que as eleições provinciais. 

Inúmeros observadores afegãos e estrangeiros revelaram irregularidades de nível médio durante as votações.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições