MENU

Presidente Mubarak pode renunciar na noite desta quinta-feira no Egito

Presidente Mubarak pode renunciar na noite desta quinta-feira no Egito

Atualizado: Quinta-feira, 10 Fevereiro de 2011 as 2:26

O contestado presidente do Egito, Hosni Mubarak, pode renunciar na noite desta quinta-feira (10), segundo várias fontes.

O premiê do Egito, Ahmed Shafiq, disse à rede britânica BBC que Mubarak poderia renunciar e que a situação no país seria esclarecida em breve.

Mais tarde, na TV estatal, Shafiq disse que nada havia mudado no governo.

"Nenhuma decisão foi tomada. Tudo está normal", disse. "Tudo ainda está nas mãos do presidente.

O Exército do Egito deve fazer um comunicado ainda nesta quinta, em que iria cumprir os pedidos dos manifestantes que tomam o Cairo, segundo a BBC.     O alto comando das Forças Armadas estava reunido, segundo imagens mostradas pela TV estatal.

Hosam Badrawi, secretário-geral do partido governista, disse também à BBC que Mubarak poderia "responder aos pedidos do povo" por sua saída imediata. Ele disse que a saída, transmitindo o poder para o vice, seria "a coisa certa a fazer".

Sem citar fontes, a americana CNN afirmou que Mubarak poderia transferir seu poder de chefe militar ao Exército.

A também americana NBC afirmou que o presidente deve renunciar ainda na noite desta quinta-feira. O Egito está quatro horas à frente do horário brasileiro de verão no fuso horário.     Uma fonte do ministério egípcio, que não se identificou, disse à agência Reuters que Mubarak "muito provavelmente" deve renunciar.

A CIA, principal agência de inteligência dos EUA, também trabalha com este cenário. Leon Panetta, chefe da agência, disse em audiência no Congresso dos EUA que a saída imediata seria significativa para uma "transição ordeira".

Mubarak teria viajado para Sharm el-Sheikh, resotr às margens do Mar Vermelho, com seu chefe de gabinete, segundo a TV Al Arabiya. Ainda não houve confirmação oficial.    

veja também