MENU

Mundo

Presidente palestino critica Israel na ONU, mas se diz disposto

Presidente palestino critica Israel na ONU, mas se diz disposto

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:26

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, conclamou os israelenses à paz e à negociação nesta sexta-feira (23), pouco depois de ter pedido formalmente à ONU o reconhecimento do Estado Palestino nas fronteiras anteriores a 1967, anteriores à Guerra dos Seis Dias com Israel. As declarações foram feitas em discurso no plenário da 66ª Assembleia Geral da ONU. Abbas foi bastante aplaudido antes de iniciar sua fala.

O dirigente palestino foi bastante duro ao tratar da questão da expansão dos assentamentos israelenses em territórios palestinos, mas negou que queira "isolar ou deslegitimar" Israel.   Pouco antes, Mahmoud Abbas havia entregado ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o pedido formal de reconhecimento do Estado Palestino pelo organismo multilateral . Agora, Ban deve analisar o documento antes de enviá-lo ao Conselho de Segurança da ONU para aprovação.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, discursa na Assembleia Geral da ONU nesta sexta-feira (23) (Foto: AP)

  No discurso diante de líderes mundiais, Abbas também afirmou que os palestinos irão continuar a resistência "pacífica e popular" ao que chamou de "ocupação israelense".

Ele advertiu que a insistência de Israel em continuar ampliando os assentamentos em territórios palestinos ameaça destruir a chamada solução dos dois Estados e também a estrutura e a própria existência do governo da Autoridade Palestina.

Abbas afirmou que a continuidade das construções "destrói todas as possibilidades de paz" entre os dois lados.

Ele também negou que o pedido apresentado pouco antes a Ban Ki-moon seja uma atitude "unilateral", conforme argumentou o governo de Israel, e disse que foi o fato de Israel ter destruído as pontes para a paz que o levou a pressionar para obter a adesão palestina no âmbito da ONU.

"Estes esforços sinceros e as iniciativas internacionais foram repetidamente destruídas pelas posições do governo israelense, que rapidamente acabou com as esperanças que surgiram com o lançamento de negociações em setembro passado", afirmou Abbas.

EUA e Israel se opuseram ao pedido de reconhecimento nas Nações Unidas, sob o argumento que deve haver mais negociação bilateral entre palestinos e israelenses, que estão praticamente paralisadas.

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, mostra ao plenário

da Assembleia Geral da ONU o documento do pedido de adesão do Estado

palestino à organização multilateral (Foto: Reprodução de vídeo)          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições