MENU

Mundo

Presidente russo apoia vaga para Índia no Conselho da ONU

Presidente russo apoia vaga para Índia no Conselho da ONU

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

O presidente russo, Dmitry Medvedev, disse nesta terça-feira que apoia à reivindicação indiana por uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU, o que poderia representar uma pressão diplomática sobre a China, rival regional de Nova Délhi.

Medvedev declarou seu apoio numa entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, no início de uma visita de dois dias à Índia.

A Índia pleiteia uma vaga no Conselho de Segurança -- o principal órgão da ONU -- refletindo sua importância econômica e demográfica. Outros países emergentes, como o Brasil, também reivindicam sua inclusão como membro permanente do Conselho, propondo sua ampliação.

O Conselho de Segurança da ONU tem cinco membros permanentes com poder de veto - Grã-Bretanha, China, França, Rússia e Estados Unidos -, além de dez membros rotativos e sem direito a veto. A China tradicionalmente se opõe à reivindicação indiana.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições