MENU

Presidente venezuelano Hugo Chávez chama Obama de 'farsante'

Presidente venezuelano Hugo Chávez chama Obama de 'farsante'

Atualizado: Terça-feira, 20 Dezembro de 2011 as 8:22

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chamou nesta segunda-feira (19) de "farsante" o líder americano, Barack Obama, que concedeu uma entrevista criticando o governo venezuelano.

"Mister Obama decidiu nos atacar (...) Obama, se meta com tuas coisas, com teu país, que leva ao desastre. Agora quer ganhar votos atacando a Venezuela, não seja irresponsável. Farsante, você é um farsante!", disse Chávez durante uma reunião do gabinete exibida pela TV estatal. Nesta segunda, o jornal venezuelano El Universal publicou uma entrevista com Obama na qual o presidente se diz "preocupado" com o governo Chávez, que tem "restringido os direitos do povo" da Venezuela e "ameaçado os valores democráticos".

Segundo Chávez, o presidente Obama é uma "vergonha" e a "maior decepção" para as comunidades afrodescendente e pobre dos Estados Unidos, que acreditaram nele quando assumiu o poder.

"Você é uma vergonha para toda esta gente, então nos deixe em paz, tranquilos. Busca teus votos aí, cumprindo o que prometeu ao teu povo....", disse Chávez visivelmente irritado.

Caracas e Washington não trocam embaixadores desde 2010 e para os Estados Unidos a relação diplomática com a Venezuela é a mais complicada da América do Sul.

Obama também criticou as relações de Caracas com Havana e Teerã, e estimou que "cedo ou tarde" a Venezuela "terá que determinar que possível vantagem leva mantendo relações com um país que viola os direitos humanos universais e está isolado".        

veja também