MENU

Mundo

Preso político cubano paraplégico chega aos EUA com visto humanitário

Preso político cubano paraplégico chega aos EUA com visto humanitário

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:18

O ex-preso político cubano Ariel Sigler Amaya, que ficou paraplégico na prisão, chegou nesta quarta-feira com um visto humanitário aos Estados Unidos.

Ele agradeceu a hospitalidade americana, mas disse estar "doído" por deixar Cuba e seus compatriotas presos "na masmorra do tirano Fidel Castro".

Sigler aterrissou no aeroporto internacional de Miami vindo direto de Havana, e foi recebido por funcionários e políticos locais junto com integrantes da diáspora cubana, que vestiam camisas com o rosto do prisioneiro político falecido, Orlando Zapata Tamayo.

"Sinto uma mistura de alegria e de dor. Alegria porque estou em uma pátria livre onde realmente se respeitam os direitos humanos, que me acolheu para me ajudar no restabelecimento da minha saúde. E dor porque sou um patriota, deixo meu país, meu irmão Guido e todos os irmãos de luta que se encontram na masmorra do tirano Fidel Castro", disse o ex-prisioneiro.

Sigler, de 47 anos e que era boxeador, foi libertado em junho com uma licença extrapenal por seu precário estado de saúde, e sua libertação foi o primeiro resultado do diálogo entre o governo de Raúl Castro e a Igreja Católica, com mediação da Chancelaria da Espanha.

As autoridades cubanas condenaram Sigler e seu irmão Guido a 20 anos de prisão por supostamente "estarem vinculados a potências inimigas".

Miguel Sigler, irmão dos dois opositores que reside em Miami desde 2005, afirmou que "Guido continua atrás das grades porque se recusa a ser enviado à Espanha".

Além de Ariel Sigler, o governo cubano já libertou 20 presos políticos que se encontram na Espanha e se comprometeu a libertar os outros em um prazo máximo de quatro meses.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições