MENU

Mundo

Primeiras ondas começam a chegar ao Havaí após terremoto no Japão

Primeiras ondas começam a chegar ao Havaí após terremoto no Japão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:52

As primeiras ondas começaram a chegar ao Havaí, após um alerta de tsunami emitido depois do forte terremoto que atingiu o Japão nesta sexta-feia (11). A informação é de agências internacionais de notícias, que não deram mais detalhes. O Havaí ordenou a retirada da população das áreas costeiras depois do terremoto. O alerta de tsunami foi emitido para toda a região do oceano Pacífico, incluindo norte da Califórnia e Oregon.

Os principais aeroportos em pelo menos três das principais ilhas, Maui, Kauai e a Ilha Grande do Havaí -- foram fechados como precaução, e a Marinha norte-americana ordenou que todos os navios de guerra em Pearl Harbor permaneçam no porto para apoiar as missões de resgate conforme necessário.

O presidente Barack Obama, nascido no Havaí, foi informado sobre o terremoto que atingiu o Japão às 4h (6h, horário de Brasília) e instruiu a Agência Federal de Administração de Emergências dos EUA para que ficasse preparada para ajudar os estados e territórios norte-americanos, informou a Casa Branca.

'Continuaremos a monitorar de perto os tsunamis ao redor do Japão e no Pacífico e estamos pedindo aos nossos cidadãos na região afetada para que ouçam as autoridades estatais e locais', disse Obama em comunicado. Autoridades também ordenaram a retirada da população em áreas de baixa altitude na ilha norte-americana de Guam, no Pacífico ocidental, onde moradores foram obrigados a ficar ao menos 15 metros acima do nível do mar e 30 metros para dentro do continente. Inicialmente, Guam parecia ter escapado ileso.

'Por enquanto, não há ondas', disse Lorilee Crisostomo à Reuters por telefone de Guam, aproximadamente uma hora depois que as ondas estavam previstas, mas dentro do período de quatro horas em que ainda poderiam ocorrer.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições