MENU

Mundo

Primeiro-ministro da Austrália conversa com Lula sobre a crise mundial

Primeiro-ministro da Austrália conversa com Lula sobre a crise mundial

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Depois do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira, dia 22 de outubro, ligação telefônica do primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, para também tratar sobre a crise financeira mundial.

Rudd sugeriu que Brasil e Austrália mantenham contatos preparatórios para a reunião do G20 (grupo dos 20 principais países emergentes) sobre a crise. O encontro foi idealizado por Bush e está previsto para o dia 15 de novembro, em Washington. Para o prêmie australiano, os dois países precisam chegar com uma posição em comum no encontro.

Segundo assessores do Palácio do Planalto, Rudd acredita que a conclusão de um acordo da Rodada Doha, na qual os países discutem a liberalização do comércio, deve entrar na pauta do encontro. Isso, avaliam, significa um gesto importante para estabelecer um consenso que permita concluir a negociação.

O presidente Lula, defensor de um consenso na rodada, concordou com o líder australiano sobre a importância do tema e sobre a necessidade de se chegar a um acordo o mais breve possível.

George Bush convidou Lula, nesta terça-feira, dia 21 de outubro, por telefone, para a reunião, nos Estados Unidos. O presidente norte-americano quer buscar formas de evitar uma nova crise no sistema financeiro internacional.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições