MENU

Mundo

Produtores de grãos começam greve de 7 dias na Argentina

Produtores de grãos começam greve de 7 dias na Argentina

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

Os sindicatos dos agropecuários da Argentina, um dos maiores produtores globais de alimentos, começaram uma greve de sete dias a partir desta segunda-feira na comercialização de grãos. É a nona realizada contra a política do Governo de Cristina Kirchner.

O protesto responde ao mal-estar dos produtores de trigo pela aplicação de alíquotas de exportação desse grão, além de interferências no mercado, medidas que reduzem a lucratividade dos produtores.

As atividades nos terminais portuários de exportação de grãos ficaram praticamente paralisadas, enquanto as autoridades afirmam que a greve não deve afetar a exportação devido aos grandes estoques.    O protesto responde ao mal-estar dos produtores de trigo pela aplicação de alíquotas de exportação desse grão, além de interferências no mercado, medidas que reduzem a lucratividade dos produtores.

As atividades nos terminais portuários de exportação de grãos ficaram praticamente paralisadas, enquanto as autoridades afirmam que a greve não deve afetar a exportação devido aos grandes estoques.    "Não há nenhum risco de desabastecimento nem de mudança nos preços", assegurou o presidente da Sociedade Rural, Hugo Biolcati, que reforçou que as medidas governamentais fazem com que os produtores de trigo percam entre 25% e 30% do preço do grão.

Biolcati advertiu que os protestos se multiplicarão se o Governo não frear as regulamentações na exportação de grãos, entre outras aplicadas desde 2006 a fim de garantir o abastecimento interno e evitar que as altas dos preços internacionais impactem no mercado nacional.

O ministro da Agricultura, Julián Domínguez, sustentou que o protesto não é válido devido ao aumento da alíquota de exportação de trigo, na última quarta-feira, dando liberdade para colocar um remanescente de 3 milhões de toneladas da campanha agrícola 2010-2011.

A greve é "uma medida inócua, de um grupo minoritário que por apego a dogmas ideológicos atenta contra seus próprios interesses", especificou.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições