MENU

Mundo

Programa de namoro líder de audiência na TV é alvo de censura na China

Programa de namoro líder de audiência na TV é alvo de censura na China

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:18

Estrela do programa de namoro na TV "Se Você É o Escolhido", a modelo Ma Nou, 22, cunhou a frase talvez mais debatida neste ano na China. "Prefiro chorar numa BMW do que sentar na garupa da sua bicicleta sorrindo", disparou, ao rejeitar o convite de um pretendente para passear em um dos símbolos do cotidiano chinês.

A frase não passou incólume pela censura. Preocupada com comentários jocosos sobre sucesso financeiro, Pequim proibiu em maio que o programa, até há pouco o mais visto no país, debatesse a questão. Agora, eles falam de temas como a prestação de serviços comunitários.

Algo semelhante ocorreu com a revista masculina "GQ". A edição deste mês chegou às bancas com uma história sobre jovens ricos fanáticos por carros de luxo.

Um deles disse ter rejeitado sair com uma jovem porque ela dirigia um Porsche de cinco anos: "Segunda mão".

No dia seguinte, a revista foi recolhida. Voltou a circular dias depois, sem o texto.

Apesar dos esforços do governo para domar o debate sobre o sucesso econômico, a audiência do programa e a conversão de Ma Nou em celebridade revelam a importância do acúmulo de riqueza entre os jovens chineses.

"O programa tocou os corações dos jovens que cresceram sob a Política de uma Criança, que compartilham a filosofia de que a escolha de um parceiro envolve uma casa grande e um BMW", disse Zhang, produtora do programa, sob a condição de ter só o sobrenome publicado.

Famoso após sair do programa com Ma Nou, o fotógrafo Zhang Hong Kai, 35, diz que o governo errou.

"Todos pensam em carro, casa, salário, se o casal vai viver com os pais", disse.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições