MENU

Protesto contra aterro sanitário leva a mais confrontos em Nápoles

Protesto contra aterro sanitário leva a mais confrontos em Nápoles

Atualizado: Quinta-feira, 21 Outubro de 2010 as 9:32

Manifestantes atiraram rojões e pedras e queimaram um carro da polícia durante violentos confrontos em Nápoles na madrugada desta quinta-feira (21) por causa da criação de um novo aterro sanitário na cidade.

A polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar centenas de manifestantes perto de um centro de tratamento de lixo em Terzigno, onde várias pessoas já foram presas durante a semana.

A tensão na cidade voltou a crescer nesta quinta-feira, quando manifestantes quebraram vitrines de lojas com paus, segundo agências de notícias.

  A coleta de lixo é um problema crônico em Nápoles, e a situação voltou a se agravar na última semana. A polícia napolitana também está em alerta porque dois torcedores do Liverpool foram feridos durante a noite na cidade, onde nesta quinta-feira o Napoli enfrenta o time inglês pela Liga Europa.

O crime organizado tem há muitos anos interesses econômicos na coleta do lixo, e o problema é agravado também pela ineficiência e pelo oportunismo político.

Vizinhos no novo aterro reclamam do mau cheiro e de possíveis riscos à saúde. As autoridades dizem que o depósito é necessário para receber a enorme quantidade de lixo produzido diariamente na cidade.    

veja também