MENU

Mundo

Protesto reúne 30 mil no Chile contra construção de represas na Patagônia

Protesto reúne 30 mil no Chile contra construção de represas na Patagônia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:43

Ao menos 30 mil pessoas marcharam na noite desta sexta-feira (13)  pelo centro de Santiago (Chile) em protesto pela construção de cinco represas na Patagônia chilena.

Segundo a polícia, o movimento foi uma das maiores manifestações dos últimos anos no país. As represas receberam sinal verde na segunda-feira (9) de uma comissão ambiental.

Os manifestantes avançaram pelo centro de Santiago até chegar às imediações do palácio presidencial de La Moneda, onde foram dispersados pela polícia, gerando um confronto generalizado.

O movimento foi uma das maiores manifestações dos últimos anos no país, segundo a polícia. (Foto: Martin Bernetti / AFP)

  Os manifestantes lançaram pedras contra a polícia e destruíram vitrines de lojas, enquanto os policiais utilizavam jatos d'água e bombas de gás lacrimogêneo, constatou a AFP. A polícia deteve vários manifestantes, mas ainda não há um boletim sobre o número de presos.

Defendido pelo governo do presidente chileno, Sebastián Piñera, que o considera vital para o crescimento econômico do país, o projeto é um empreendimento conjunto da espanhola Endesa - controlada pela italiana Enel - e da chilena Colbún, que planejam um investimento total de mais de 7 bilhões de dólares. As obras devem começar em 2014.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições