MENU

Mundo

Protestos contra o governo deixam cinco mortos no Iraque

Protestos contra o governo deixam cinco mortos no Iraque

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:54

Cinco manifestantes morreram e dez ficaram feridos nesta sexta-feira, depois que as forças de segurança do Iraque intervieram para dispersar um protesto antigoverno em Mossul, no norte do país, elevando a sete o número de vítimas fatais nas últimas horas nos distúrbios nesta região, informou a polícia.

  Nesta sexta, milhares de manifestantes participaram em Bagdá e em outras cidades iraquianas de um "Dia da Ira" para denunciar a incompetência do governo, a corrupção e o desemprego.     As forças de segurança dispararam tiros de advertência, mas as balas feriram os manifestantes ao cair, matando cinco deles em frente a um prédio do governo provincial de Mossul, a 350 km de Bagdá, informou o tenente da polícia Sinan al Yuburi.

Pelo menos dois outros manifestantes perderam a vida e 20 pessoas ficaram feridas (entre elas 7 policiais) nos enfrentamentos com as forças de segurança em Hawiya, a 60 km de Bagdá, indicaram um funcionário da polícia e um chefe local.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro Nuri al Maliki pediu aos iraquianos que se abstenham de participar das manifestações convocadas por várias organizações através do Facebook, e acusou seus mentores de defenderem o ditador Saddam Hussein - deposto em 2003 - e os "terroristas".    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições