MENU

Protestos de estudantes terminam com violentos confrontos no Chile

Protestos de estudantes terminam com violentos confrontos no Chile

Atualizado: Quarta-feira, 19 Outubro de 2011 as 3:55

Violentos confrontos ocorreram nesta quarta-feira (19) ao final de um protesto estudantil em Santiago do Chile .

Os incidentes ocorreram após a aparição de centenas de encapuzados que começaram a jogar pedras na polícia, que respondeu com gás e jatos d'água.

Os manifestantes começaram a depredar bens públicos e uma construção, que foi defendida pelos operários.

Os estudantes marcharam de dois pontos diferentes do centro de Santiago e se encontraram próximo à Faculdade de Engenharia da Universidade do Chile, onde ocorreram discursos e um ato cultura, sob forte vigilância policial.

Encapuzados enfrentam a polícia durante protesto de estudantes em Santiago do Chile nesta quarta-feira (19) (Foto: AP) Não há informações sobre presos ou feridos.

Os estudantes reivindicam do governo educação gratuita e de qualidade.

As marchas ocorrem após a ruptura de um diálogo com o governo, que nas últimas horas deu um novo sinal de endurecimento de sua postura diante das desordens públicas com o anúncio do estabelecimento de uma severa lei de segurança nacional para o caso da queima de um ônibus na terça-feira, no início do dia de protesto.

Mais cedo nesta quarta-feira foram montadas barricadas em vários pontos da cidade, embora fossem menores do que as de terça-feira, quando provocaram um grande caos no trânsito.        

veja também