MENU

Mundo

Protestos deixam pelo menos onze feridos em Buenos Aires

Protestos deixam pelo menos onze feridos em Buenos Aires

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

Pelo menos onze pessoas ficaram feridas e 34 foram detidas nos violentos incidentes registrados nesta quinta-feira em Buenos Aires após a interrupção do serviço de uma das principais linhas ferroviárias da cidade. O governo já anunciou que denunciará os responsáveis pelo bloqueio das vias do trem, que afetou milhares de pessoas a dois dias do Natal.

Os distúrbios ocorreram após sete horas de interrupção do serviço pelo protesto de um grupo de trabalhadores demitidos, possivelmente liderado pelo Partido Operário, quando a concessionária da estação Constitución decidiu fechar suas portas e a polícia impediu os passageiros de entrar no recinto, o de maior afluência de passageiros de toda a Argentina.

Grupos violentos, em sua maioria compostos por jovens, atacaram a pedradas a estação, incendiaram uma porta de acesso e saquearam vários estabelecimentos comerciais da região. A revolta culminou com a intervenção de carros hidrantes da polícia, que teve de recorrer a gás lacrimogêneo para dispersar a violência.

A batalha campal durou quase uma hora. Após os incidentes, os responsáveis pelo protesto sindical suspenderam o bloqueio que mantinham nas vias da localidade de Avellaneda, na Província de Buenos Aires.

O secretário de Transportes da Argentina, Juan Pablo Schiavi, anunciou que recorrerá à Justiça para denunciar aqueles que bloquearam as vias, "complicando a vida das pessoas". Ele antecipou que o serviço não será restabelecido enquanto não se verificar o estado das vias para garantir a segurança dos passageiros.

A presidente argentina, Cristina Kirchner, que tinha previsto viajar nesta quinta-feira (23) a Río Gallegos para passar o Natal com seus filhos, decidiu adiar a viagem pelo menos até esta sexta-feira (24) após os incidentes.

O prefeito da cidade de Buenos Aires, Mauricio Macri, repudiou os fatos e lamentou que o governo tenha permitido que um protesto sindical interrompesse o transporte público. Os manifestantes exigiam a integração de trabalhadores temporários no quadro permanente de empregados da ferrovia.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições