MENU

Protestos têm feridos no 'Dia da Catástrofe' para palestinos

Protestos têm feridos no 'Dia da Catástrofe' para palestinos

Atualizado: Domingo, 15 Maio de 2011 as 11:09

As forças israelenses dispararam contra moradores da Faixa de Gaza que se aproximaram da fortificada fronteira com Israel neste domingo (15), ferindo ao menos 45 pessoas, no dia em que os palestinos relembram a criação do Estado de Israel como o 'Dia da Catástrofe', ou 'Nakba'.

Segundo fontes hospitalares, um dos feridos está em estado grave. A marcha próximo à fronteira de Gaza faz parte dos protestos do Nakba, que também ocorreram na Cisjordânia, onde milhares tomaram as ruas com bandeiras e chaves antigas que simbolizam o desejo de retomar a propriedade que dizem ter perdido quando Israel foi criado, em 15 de maio de 1948.

Palestino atira objeto contra as forças de segurança israelenses no posoto de controle de Qalandiya, próximo a Ramallah, na Cisjordânia (Foto: Darren Whiteside/Reuters)     Num campo de refugiados da Cisjordânia e no subúrbio de Jerusalém, soldados jogaram bombas de gás lacrimogêneo em uma multidão que revidava com pedras. Segundo a agência de notícias Associated Press, websites conclamaram palestinos e apoiadores da causa em países fronteiriços com Israel a marchar para a fronteira em protesto pela data.

Na fronteira com a Síria , um tiroteio deixou feridos - segundo o jornal Haartz, também quatro mortos - quando manifestantes se aproximaram da borda.        

veja também