MENU

Mundo

Quase 14 mil refugiados da Líbia já fugiram para Itália e Malta, diz ONU

Quase 14 mil refugiados da Líbia já fugiram para Itália e Malta, diz ONU

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

Quase 14 mil pessoas deixaram a Líbia rumo à Itália ou Malta desde o início do conflito naquele país da África do Norte, informou nesta terça-feira (17) o Alto Comissariado da ONU para os refugiados (Acnur).

"Os refugiados chegam de barco. Dessas pessoas, 1.669 delas desembarcaram na sexta-feira (13) e sábado (14)", precisou a porta-voz do Acnur, Melissa Fleming.     Funcionários do Acnur constataram ainda que centenas de pessoas que inicialmente haviam fugido rumo a Tunísia e o Egito voltaram à Líbia e embarcaram em navios que os levaram à Europa.

"Entre eles, há refugiados, membros das comunidades da Somália, da Eritreia e Etiópia", explicou Fleming.

Estas pessoas ficaram instaladas em acampamentos na Tunísia e no Egito mas preferiram voltar à Líbia, apesar do risco. Isso porque elas não poderiam abandonar a costa tunisiana devido a um recente acordo entre a União Europeia e a Tunísia, no qual este país deve evitar as migrações em troca de investimentos econômicos, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições