MENU

Mundo

Quatro supostos membros do ETA são presos na França

Quatro supostos membros do ETA são presos na França

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:52

O suposto chefe do braço armado do grupo separatista Pátria Basca e Liberdade (ETA), Alejandro Zobaran Arriola, e mais três suspeitos de fazerem parte da organização foram detidos, informaram hoje as polícias da França e da Espanha.

A detenção dos quatro suspeitos ocorreu na noite de ontem em Willencourt, no departamento (Estado) de Pas-de-Calais, norte da França, informou a polícia francesa. O Ministério do Interior da Espanha disse que Zobaran Arriola, de 29 anos, é o chefe do "aparato militar" do ETA. Outro dos detidos é o suposto chefe de logística da organização basca, Mikel Oroz Torrea, de 31 anos.

"Essas detenções irão enfraquecer o ETA ainda mais e nos levar mais próximos ao fim da violência", disse o porta-voz do governo espanhol, Ramón Jauregui.

O ETA tem sido desmantelado, nos últimos anos, por várias detenções. Em janeiro, a organização separatista basca proclamou que seu cessar-fogo unilateral, declarado em setembro do ano passado, passou a ser permanente. Mas o governo espanhol descartou negociações e insiste que o grupo precisa se dissolver. O ETA matou mais de 825 pessoas desde que lançou sua campanha pela independência do País Basco, no noroeste da Espanha e sudoeste da França, no final da década de 1960.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições