MENU

Mundo

Quatro terremotos consecutivos matam duas pessoas na Indonésia

Quatro terremotos consecutivos matam duas pessoas na Indonésia

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Quatro terremotos consecutivos em menos de uma hora atingiram nesta quarta-feira (16) a região de Papua, no extremo oriental da Indonésia, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), deixando, de acordo com a polícia local, ao menos dois mortos.

Segundo a polícia informou às agências de notícias Efe e France Presse, as vítimas foram soterradas após desabamentos de suas casas na Ilha de Yapen, região de 75 mil habitantes mais afetada pelos tremores.

O primeiro grande abalo, de magnitude 6,4, aconteceu às 12h06 pelo horário local (0h06 em Brasília), a 151 km a norte da localidade de Enarotali e 467 km a oeste da capital papuana de Jayapura, com epicentro a 25 km de profundidade sob o nível do mar.

Dez minutos depois foi registrado o tremor mais forte, de magnitude 7, a 30 km a norte do primeiro. O terceiro movimento, de 5,1, foi registrado 22 minutos mais tarde. O quarto, de magnitude 6,2, ocorreu 20 minutos depois.

A Indonésia está localizada sobre o chamado ''Anel de Fogo do Pacífico'', uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica, que é atingida por cerca de 7 mil tremores ao ano, a maioria de pouca magnitude.

Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 8,9 sacudiu a ilha de Sumatra e provocou um tsunami que semeou a destruição em mais de dez países banhados pelo Oceano Índico, causando a morte a mais de 226 mil pessoas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições