MENU

Mundo

Radiação em água na usina japonesa está 10 mil vezes acima do normal

Radiação em água na usina japonesa está 10 mil vezes acima do normal

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:49

 O nível de radiação na água de uma canalização subterrânea fora do prédio do reator 2 da usina nuclear de Fukusham Daiichi estava mais de 10 mil vezes acima do nível normal permitido nos reatores, segundo a operadora.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (31) pela agência Kyodo.

A Tokyo Electric Power (Tepco) também achou radiação em água do solo próximo ao prédio do reator 1.

E um índice anormal de césio radioativo foi encontrado em carne oriunda da área, informou.

Mais cedo, o premiê japonês, Naoto Kan, afirmou que a central de Fukushima deve ser desmantelada, ao mesmo tempo que aumenta a pressão internacional para a ampliação do perímetro de segurança, após os altos níveis de radiação detectados a 40 km de distância do local.     O anúncio foi feito pelo secretário do partido comunista japonês, Kazuo Shii, ao fim de uma reunião com o chefe de governo de centro-esquerda, informou a agência Kyodo.

A Tepco considera que será inevitável desmantelar os quatro primeiros reatores da usina, após as difíceis operações de resfriamento que podem durar meses. O complexo nuclear foi fortemente atingido pelo terremoto de magnitude 9 seguido de tsunami que devastou o país no dia 11 de março.

Estes reatores sofreram graves danos, mas o presidente de honra da Tepco, Tsunehisa Katsumata, deu a entender na quarta-feira que os reatores 5 e 6, que não sofreram danos, poderiam ser conservados.     Apesar das pressões internacionais para ampliar o perímetro de segurança ao redor da central de Fukushima, atualmente de 20 km, as autoridades japonesas afirmaram que não há planos imediatos para a medida.

Corpos com radiação

O medo da radiação tem impedido as autoridades japonesas de recolher cerca de mil corpos de vítimas do terremoto e do tsunami na zona de segurança de 20 quilômetros de raio em torno da planta nuclear de Fukushima, informou a polícia à agência Kyodo.

Segundo a agência, os corpos teriam sido "'expostos a altos níveis de radiação após a morte". A tese foi apoiada pela detecção no domingo de elevados níveis de radiação em um corpo encontrado em Okuma, província de Fukushima, cerca de 5 km do complexo de Fukushima.

As autoridades estão agora considerando outra forma de recolher os corpos, para evitar exposição de policiais, médicos e famílias à radiação.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições