MENU

Mundo

Ratko Mladic, acusado de crimes de guerra, começa a ser julgado

Ratko Mladic, acusado de crimes de guerra, começa a ser julgado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

O Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII) iniciou nesta quarta-feira o julgamento do ex-general sérvio-bósnio Ratko Mladic, acusado de crimes de guerra e lesa-humanidade, entre eles genocídio, perpetrados durante a guerra da Bósnia (1992-95).

O TPII manteve a data da abertura do julgamento após rejeitar a solicitação da defesa de Mladic para afastar, por suposta falta de imparcialidade, o juiz que preside o caso, o holandês Alphons Orie. Mladic compareceu ao tribunal sem seu característico boné e com bom aspecto físico.

A Promotoria, que no total conta com 200 horas para o julgamento, exporá entre hoje e amanhã suas alegações iniciais, enquanto os advogados de Mladic farão o mesmo assim que os promotores acabarem de apresentar as provas e chamar as testemunhas.

O início do julgamento acontece um ano depois da detenção de Mladic e 17 anos depois de o tribunal ter publicado a primeira acusação contra o ex-general. Os promotores apresentarão durante o julgamento as versões de 411 testemunhas, sete das quais irão dar suas declarações no próprio tribunal.

Conhecido como o "Açougueiro dos Bálcãs", Mladic, de 70 anos, é acusado do genocídio de quase 8 mil homens muçulmanos no enclave de Srebrenica em 1995.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições