MENU

Mundo

Reator 1 de Fukushima será coberto com lâminas de poliéster

Reator 1 de Fukushima será coberto com lâminas de poliéster

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:38

Tepco mostra maquete de reator para explicar como

prédio será isolado com lâminas de poliéster.

(Foto: Tepco / AP Photo) A Tokyo Electric Power Company (Tepco), operadora da usina nuclear de Fukushima, seriamente danificada após as tragédias naturais que atingiram o Japão em 11 de março, começará neste mês a cobrir o edifício do reator 1 da central atômica com lâminas de poliéster para tentar evitar que mais substâncias radioativas se dispersem.

A empresa planeja realizar a mesma operação nos edifícios das unidades 3 e 4, embora ainda não tenha dado datas específicas para isso, informa nesta quarta-feira (15) a emissora japonesa "NHK".

Além de prevenir a propagação das substâncias radioativas, o plano também procura evitar que as precipitações alaguem ainda mais os recintos dos reatores 1, 3 e 4, gravemente danificados por explosões.     A Tepco anunciou que as lâminas, de aproximadamente um milímetro de espessura, serão acopladas à estrutura de aço do edifício do reator 1,54 m de altura. A previsão é que a operação seja finalizada no fim de setembro.

A Tepco informou que um novo sistema de descantaminação da água radioativa da usina começou a ser testado na terça (14) e parece funcionar com sucesso.

Após os primeiros testes, os técnicos comprovaram que o nível de césio 134 da água depois do tratamento era 2.900 vezes inferior, enquanto o de césio 137 tinha diminuído 3.300 vezes, indicou a emissora pública japonesa.

O sistema deverá ser iniciado na sexta-feira (17) a fim de descontaminar as mais de 105 mil toneladas de água radioativa acumuladas nas instalações de Fukushima Daiichi.

O tratamento da água representa um importante passo nos trabalhos para controlar a central, já que a elevada radioatividade do líquido impede a passagem dos trabalhadores a várias zonas.

A Tepco espera poder levar os reatores de Fukushima ao estado de parada fria até janeiro de 2012.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições