MENU

Mundo

Rebeldes líbios exigem que Argélia devolva família de Kadhafi

Rebeldes líbios exigem que Argélia devolva família de Kadhafi

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:29

Rebeldes líbios fazem pausa em caminho entre

Misrata e Sirte, nesta terça (30)

(Foto: Filippo Monteforte/AFP)

  Rebeldes líbios acusaram a vizinha Argélia de cometer um ato de agressão ao receber a esposa de Muammar Kadhafi e três filhos deles , embora o paradeiro do dirigente continue sendo um mistério, uma semana após sua deposição.

A chancelaria argelina disse que a esposa de Kadhafi, Safia, e os filhos dele - Hannibla, Mohammed e Aisha - entraram na Argélia na manhã de segunda-feira. O fato pode criar um atrito diplomático no momento em que o Conselho Nacional de Transição (CNT) trabalha para consolidar sua posição como novo governo da Líbia .

Um porta-voz do CNT disse que o Conselho vai pedir a extradição da família Kadhafi.

Um membro de alto escalão do CNT disse também que outro filho de Kadhafi, Khamis, um temido comandante militar, foi morto em um confronto fora de Trípoli. Não foi possível confirmar imediatamente a informação.

Enquanto isso, forças rebeldes convergem do leste e oeste para Sirte, cidade natal do ditador Kadhafi e um dos seus últimos bastiões. A intenção é assumir o controle de Sirte pela força ou por negociações. Os rebeldes anunciaram nesta terça um ultimato aos últimos redutos de Kadhafi, incluindo Sirte, que têm prazo de até sábado para a rendição ou ficarão expostos à ação bélica.

Nos últimos dias, aviões da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, bombardearam vários alvos em Sirte, e o presidente do CNT, Mustafa Abdel Jalil, pediu à aliança que não abandone sua campanha militar em prol dos rebeldes, já que, segundo ele, Kadhafi continua sendo uma ameaça.

Em entrevista à rede árabe 'Al-Jazeera', Jalil admitiu que os rebeldes não têm nem ideia do paradeiro de Kadhafi. "Se soubéssemos onde Kadhafi está agora, nossos revolucionários estariam a caminho para capturá-lo. Não temos informação de que Muammar Kadhafi esteja na Líbia ou em qualquer outro lugar." Ele disse que a Argélia - que ainda não reconheceu o CNT como legítimo governo líbio - deveria entregar qualquer dos filhos de Kadhafi que esteja numa lista de procurados.

"Prometemos oferecer um julgamento justo a todos esses criminosos, e portanto consideramos isso um ato de agressão", disse à agência de notícias Reuters o porta-voz rebelde Mahmoud Shamman. "Estamos alertando a todos para não darem abrigo a Kadhafi e seus filhos. Vamos atrás deles (...) para encontrá-los e prendê-los."

"Ouvimos dizer", acrescentou, "que a Argélia irá abrigá-lo até que eles sigam para outro país. Eles estão tentando ir para outro país, possivelmente um país do Leste Europeu".                

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições