MENU

Mundo

Recuperado corpo de antigo presidente cipriota

Recuperado corpo de antigo presidente cipriota

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

O corpo do antigo presidente do Chipre, Tassos Papadopoulos, foi recuperado três meses depois de ter sido roubado. Depois de uma dica anonima pelo telefone, a polícia foi encontrar o corpo num cemitério nos arredores de Nicósia, relata o El País.

"As provas de DNA confirmam que o cadáver descoberto é de Papadopoulos",  disse o porta-voz da polícia, Michalis Katsounotos, à rádio nacional .

O antigo chefe do Estado do Chipre entre 2003 e Fevereiro de 2008 morreu aos 75 anos, de cancro no pulmão. O cadáver foi roubado da sua tumba a 11 de Dezembro do ano passado, um dia antes do primeiro aniversário da morte.

Indivíduos não identificados retiraram uma placa de 250 quilos, sem ajuda mecânica, durante um apagão geral, e fugiram com o corpo embalsamado.

Os restos mortais de Papadopoulos foram encontrados na campa de um homem ali enterrado desde o ano passado, num cemitério a menos de 5 quilómetros do local original do enterro. A polícia suspeita que o cadáver foi para ali transladado recentemente.

Quanto aos motivos deste roubo mórbido, especula-se que se tratou de uma tentativa de resgate de um grupo de ladrões dos Balcãs. As pistas parecem conduzir a polícia a um recluso da prisão central de Nicósia, de onde terá partido a ordem de sequestro do cadáver.

Na altura, as autoridades cipriotas pediram ajuda aos homólogos gregos, israelitas e britânicos, bem como à Interpol e ao FBI.

No entanto, a família de Papadopoulos diz que não recebeu qualquer pedido de resgate.

Tassos Papadopoulos estava à frente dos destinos do Chipre quando o país integrou a União Europeia e quando o referendo de 2004 rejeitou o projecto da ONU para a reunificação da ilha, dividida desde 1974 devido à ocupação turca.

Em Fevereiro de 2008, Papadopoulos perdeu as eleições presidenciais frente ao comunista moderado Dimitris Christofias, que recuperou as negociações com os turco-cipriotas para a reunificação do Chipre.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições