MENU

Mundo

Reeleito, Raúl Castro confirma transição política em Cuba

Raúl Castro confirma transição política.

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:08

Raul CastroBBC

O anúncio traz à tona o momento de mudanças no país e reforça a busca da \"velha guarda\" cubana por sucessores que garantam a sobrevivência do regime no futuro. Eleito em 2008 para substituir o irmão Fidel Castro como presidente após quatro décadas, Raúl defende a limitação do mandato das autoridades cubanas a dois mandatos - uma das medidas mais importantes do seu pacote de reformas políticas e econômicas que vem sendo implementado gradualmente na ilha.

A eleição também foi marcada pela presença de Fidel no Congresso. Aos 86 anos, o líder é raramente visto em público e não fazia uma aparição diante dos parlamentares desde 2006, quando passou o poder ao irmão de forma temporária.

Segundo na linha de comando, o vice-presidente costumava até então ser outro líder octogenário. Mas com um perfil mais jovem, Miguel já havia sido cotado como um nome potencial para ocupar o cargo a partir deste ano.

O resultado mais óbvio das reformas tem sido a explosão de pequenos negócios, de manicures a jardinagem. Tais atividades foram legalizadas na tentativa do governo de diminuir o peso da folha de pagamento estatal.

\"Eu ganhava 400 pesos por mês (R$ 32). Agora consigo ganhar o tanto quando meu trabalho render\", diz Eduardo García, que tem uma oficina de consertos de TVs e rádios. Uma das TVs de tela plana que espera conserto na oficina vale cerca de R$ 4.000, um bom indicativo das mudanças em curso na ilha.

Assim como outros meio milhão de trabalhadores autônomos, García não tem só o que comemorar. \"É como se tivessem desatado nossas mãos, mas não os nossos pés. Estamos trabalhando sob muita pressão\", diz.

Ele reclama que o monopólio estatal sobre produtos importados e a falta de um mercado de peças dificulta muito seu trabalho. \"Mas por 54 anos ninguém pensou que isso pudesse vir a ser possível\", diz. \"É como uma máquina, lenta no início. Mas espero que as coisas melhorem\", diz.

Como lidar com as grandes estatais que ainda dominam a economia cubana é o próximo desafio do novo governo a ser formado a partir deste domingo. O mais novo experimento do governo Castro será dar maior autonomia às empresas, para impulsionar a eficiência.

Outra medida deve limitar o número de cooperativas, com exceção da agricultura. Uma citação de Raúl Castro que circula por Havana dá o tom das mudanças. \"A batalha da economia é hoje, mais do que nunca, nossa principal tarefa\".

Tarefa árdua, \"trata-se de uma batalha e o futuro de Cuba depende dos resultados\", afirma o economista Jan Triana, ao dizer que cinco décadas após a revolução Cuba está \"reinventado o socialismo\". \"Ganhamos a principal batalha em 1990, quando a União Soviética desapareceu e Cuba ficou sozinha no mundo. Foi difícil, mas estamos vivos\", diz.

Mas à medida que os novos deputados tomem seus assentos no Parlamento e os novos líderes de Cuba sejam indicados, a preocupação será a árdua tarefa que ainda existe pela frente. Sob a Presidência de Hugo Chávez, a Venezuela se tornou o principal aliado de Cuba, fornecendo quase todo o combustível que a ilha precisa a preços subsidiados.

Chávez voltou a Caracas esta semana, depois de meses tratando de um câncer em Havana. Mas ele continua doente e não se sabe como será a relação entre os dois países caso Chávez saia de cena. \"Venezuela é uma peça importante no tabuleiro\", diz Paul Hare, ex-embaixador britânico em Havana. \"O que acontecer em Caracas vai determinar o quão rápido pode ser a abertura da economia em Cuba, se haverá a adoção de uma solução ao estilo chinês, caso a Venezuela corte os subsídios aos combustíveis. Daí a urgência das reformas\", diz.

Ganho importante

O objetido do sistema é ajustar-se sem ruir. Mas a relação entre o Estado e os cidadãos já está mudando. \"Todas essas medidas que fazem os cidadãos economicamente independentes do Estado estão criando um sentimento de liberdade nas pessoas\", diz o escritor e ensaista Leonardo Padura. \"É um ganho importante para a sociedade cubana\", diz.

A introdução de um imposto de renda é um claro sinal dessas mudanças, à medida que o governo mais e mais depende do imposto recolhido entre os cubanos. Para analistas, no entanto, as mudanças econômicas não têm sido acompanhadas de reformas políticas. \"Eles [autônomos] são o elemento dinâmico da sociedade cubana. Creio que a abertura em Cuba não virá pelas organizações políticas, para pela quebra das barreiras levada a cabo pelos trabalhadores autônomos\", diz o ex-embaixador britânico, Paul Hare.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições