MENU

Mundo

Referendo para decidir sobre a divisão do Sudão atinge quórum

Referendo para decidir sobre a divisão do Sudão atinge quórum

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

Mais de 60% do eleitorado já participou do referendo que pode levar à independência do sul do Sudão, disseram autoridades locais nesta quarta-feira (12). Esse é o quórum mínimo para que a votação seja considerada válida.

Paralelamente, líderes do norte e do sul do Sudão convocaram duas reuniões para tentar resolver a onda de violência em regiões de fronteira, que já causaram pelo menos 46 mortes desde sexta-feira.   'Sei muito bem que, com três dias de votação, o limite de 60% foi ultrapassado', disse a jornalistas Anne Itto, do Movimento de Libertação do Povo do Sudão, que governa a região sul.   A comissão que organiza a votação não foi imediatamente capaz de confirmar na quarta-feira que esse limite foi alcançado. A votação começou no domingo e vai durar uma semana. Há ampla expectativa de que a maioria vote pela independência, mas os resultados preliminares estão previstos apenas para o começo de fevereiro.

O subdesenvolvido sul sudanês abrange um quarto do território do país, mas tem apenas 60 quilômetros de estradas pavimentadas.

O referendo é parte de um acordo, de 2005, que encerrou décadas de guerra civil entre o norte, de maioria muçulmana e árabe, e o sul, cuja população é principalmente cristã e animista, com afinidades com a África Subsaariana.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições