MENU

Mundo

Rei do Bahrein decreta estado de emergência por três meses

Rei do Bahrein decreta estado de emergência por três meses

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:52

O rei Hamad do Bahrein decretou nesta terça-feira (15) estado de emergência de três meses, depois que tropas do Golfo entraram no país para ajudar a acabar com os protestos antigoverno. "Devido às atuais circunstâncias no Bahrein (...), o rei Hamad anunciou estado de emergência nacional a partir desta terça-feira (15) por três meses", afirmou a televisão estatal.

A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos enviaram tropas ao Bahrein por causa dos protestos por mudanças políticas. Mais de mil soldados sauditas chegaram nesta segunda-feira (14) ao Bahrein.

Os militares do chamado Conselho de Cooperação do Golfo atravessaram a fronteira a pedido do governo depois das manifestações violentas de domingo (13). Eles devem patrulhar instalações de petróleo e instituições financeiras.     Nesta terça-feira (15), milhares de manifestantes marchavam para a embaixada da Arábia Saudita em Manama para protestar contra a presença de tropa. Grupos de oposição avaliam que é uma ocupação estrangeira.

Para o porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores, a entrada de tropas  é "inaceitável" e "complicará a situação" no país, onde desde fevereiro uma rebelião popular exige a queda do governo.

"Não achamos que seja justo que as forças de outros países, especialmente dos países do Golfo Pérsico, estejam presentes ou intervenham no caso do Bahrein", declarou Ramin Mehmanparast em Teerã. "O povo do Bahrein tem aspirações legítimas que foram expressas pacificamente. É preciso evitar que estas aspirações legítimas sejam respondidas com violência", acrescentou.

O Bahrein é governado pela família real Al-Khalifa, da corrente islâmica sunita. A maior parte da população é xiita e acusa o governo de perseguição. Desde fevereiro uma rebelião popular exige a queda do governo.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições