MENU

Mundo

Reino Unido congela bens de suspeitos de complô iraniano

Reino Unido congela bens de suspeitos de complô iraniano

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

O Reino Unido congelou os bens de cinco homens, incluindo dois suspeitos de um suposto complô iraniano para matar o embaixador saudita nos Estados Unidos, disse um porta-voz do governo nesta terça-feira (18).

Entre os cinco estava Manssor Arbabsiar, naturalizado norte-americano, que foi preso em setembro pelo complô, rejeitado pelo Irã como 'uma comédia' fabricada.

Gholam Shakuri, um iraniano identificado pelas autoridades norte-americanas como um dos planejadores do ataque, também teve seus bens congelados. Ele está foragido e encontra-se, supostamente, no Irã.

'O Tesouro de Sua Majestade designou cinco indivíduos sob o Ato de Congelamento de Bens Terroristas de 2010 em relação com as atividades terroristas do Irã e da Força Quds', disse um porta-voz do governo

'Estaremos em consultas com parceiros, incluindo nossos colegas da UE, Arábia Saudita e os Estados Unidos sobre que ações devemos tomar a seguir', acrescentou.

Autoridades norte-americanas disseram ser provável que o chefe da força de elite iraniana Quds sabia do suposto complô para matar o embaixador saudita Adel al-Jubeir.

O Tesouro britânico também listou Qasem Soleimani, que era comandante da Guarda Revolucionária iraniana. Os outros dois homens foram identificados como sendo os iranianos Hamed Abdollahi e Abdul Reza Shahlai.

O governo do Irã negou envolvimento no complô, mas prometeu investigar o caso.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições