MENU

Reino Unido expulsa 5 diplomatas da Embaixada da Líbia em Londres

Reino Unido expulsa 5 diplomatas da Embaixada da Líbia em Londres

Atualizado: Quarta-feira, 30 Março de 2011 as 1:10

O Reino Unido vai expulsar cinco diplomatas da embaixada da Líbia em Londres que poderiam representar uma "ameaça para a segurança", anunciou nesta quarta-feira o ministro das Relações Exteriores, William Hague.

"Hoje tomamos medidas para expulsar cinco diplomatas da embaixada da Líbia em Líbia em Londres, incluindo o adido militar", declarou Hague à Câmara dos Comuns.

"O governo estimou que, se estes indivíduos permanecessem na Grã-Bretanha, poderiam supor uma ameaça para nossa segurança", acrescentou.     Indagado a respeito, um porta-voz de seu ministério explicou que esses cinco diplomatas teriam pressionado membros da oposição ao regime do ditador Muammar Kadhafi.

"Não vou entrar em detalhe sobre suas atividades, mas acreditamos que figuram entre os mais fervorosos partidários de Kadhafi na embaixada, que pressionaram a oposição líbia e grupos estudantis no Reino Unido e há um risco para a segurança nacional se ficarem aqui", afirmou a fonte.

  A embaixada líbia em Londres foi cenário de manifestações contra o regime líbio desde que explodiu a insurreição, e os opositores já conseguiram em várias ocasiões substituir a bandeira verde oficial pela de antes da Revolução, que agora simboliza os rebeldes.    

veja também