MENU

Mundo

Reino Unido retira funcionários da embaixada de Teerã após ataques

Reino Unido retira funcionários da embaixada de Teerã após ataques

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

O Reino Unido anunciou nesta quarta-feira (30) a retirada dos funcionários de sua embaixada em Teerã, que foi atacada e saqueada na terça-feira por militantes islamistas ligados à ala dura do regime iraniano.

Um primeiro grupo de diplomatas viajou durante a manhã para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Os demais funcionários viajarão nas próximas horas, informaram fontes diplomáticas ocidentais.

"Após os acontecimentos de ontem, e para garantir sua segurança, funcionários estão deixando Teerã", confirmou em Londres um porta-voz do ministério britânico das Relações Exteriores.

A operação acontece com a colaboração da chancelaria iraniana de várias embaixadas europeias.

Manifestantes invadem prédio da embaixada do Reino Unido em Teerã, capital do Irã, nesta terça-feira (29) (Foto: AP) Dezenas de manifestantes islamitas radicais atacaram, ocuparam e saquearam na terça-feira a embaixada do Reino Unido em Teerã para protestar contra as sanções aplicadas ao Irã por seu polêmico programa nuclear.

Os funcionários diplomáticos da embaixada - quase 20 pessoas - permaneceram em segurança dentro da representação e ninguém ficou ferido.

Os diplomatas conseguiram deixar o local após a saída dos manifestantes e foram alojados em várias embaixadas europeias.

O presidente do Parlamento iraniano, Ali Larijani, deu apoio implícito ao ataque ao afirmar nesta quarta-feira que a revolva dos manifestantes foi motivada por "várias décadas de política de dominação da Grã-Bretanha no Irã".

"A ação precipitada do Conselho de Segurança (da ONU) para condenar os estudantes pretende cobrir os crimes passados da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos, quando na realidade a polícia tentou restabelecer a calma", disse Larijani, um dos partidários da linha dura dentro do regime.

Simultaneamente, quase 200 manifestantes invadiram a antiga residência diplomática do Reino Unido, onde afirmaram "proteger cidadãos estrangeiros".

O ministério das Relações Exteriores iraniano lamentou os fatos e afirmou que os autores dos saques serão levados à justiça.

Mas o ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, advertiu que Londres adotará medidas e que o ocorrido constitui um "erro gravíssimo" do governo iraniano.

"Teremos consequências, e graves", disse.

Noruega

A Noruega fechou sua embaixada em Teerã depois do ataque à representação britânica, anunciou o governo de Oslo.

Os diplomatas noruegueses ainda estão em Teerã e nenhuma decisão sobre a retirada dos funcionários foi adotada, afirmou Hilde Steinfeld, porta-voz do ministério norueguês das Relações Exteriores.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições