MENU

Mundo

Remoção de combustível nuclear de usina vai iniciar até 2015

Remoção de combustível nuclear de usina vai iniciar até 2015

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:33

O governo do Japão disse nesta terça-feira (19) que vai começar a retirar até no máximo 2015 o combustível nuclear das piscinas de armazenamento na usina danificada de Fukushima Daiichi, bastante danificada pelo terremoto seguido de tsunami de 11 de março.

O governo também disse que irá considerar até janeiro o cronograma para o retorno de cerca de 80 mil moradores que foram retirados dos arredores da usina, disseram autoridades a jornalistas.

Goshi Hosono, ministro da Crise Nuclear, dá entrevista nesta terça-feira

(19) em Tóquio, capital do Japão (Foto: Reuters)

  A Tokyo Electric Power Co., operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi, elaborou em abril um cronograma de duas etapas e estabeleceu uma meta para trazer os reatores a um estado de 'desligamento a frio', onde o urânio no núcleo não é mais capaz de evaporar a água usada para o resfriamento.

Autoridades do governo disseram que o Japão já cumpriu o primeiro critério de esfriar os reatores de forma estável, e que seguirão com sua meta de realizar o desligamento a frio dos reatores até janeiro.

Autoridades então iniciarão a limpeza e a retirada de combustível do local, 240 quilômetros a norte de Tóquio.

O desmantelamento dos reatores demorará mais de 10 anos, disse o ministro da Crise Nuclear, Goshi Hosono, a um comitê parlamentar nesta terça-feira.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições