MENU

Mundo

Representante de rebeldes líbios será recebido nesta sexta na Casa Branca

Representante de rebeldes líbios será recebido nesta sexta na Casa Branca

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

O representante dos rebeldes líbios, Mahmud Jibril, será recebido, nesta sexta-feira (13), em Washington, pelo assessor do presidente Barack Obama para segurança nacional, Tom Donilon, anunciou, nesta quinta-feira (12), a Casa Branca.

"O assessor de segurança nacional, Tom Donilon, tem a honra de receber Mahmud Khibril e a delegação do Conselho Nacional de Transição líbio (CNT) nesta sexta-feira à tarde", indicou um comunicado da Casa Branca. "Esta é a primeira visita oficial a Washington do Conselho Nacional de Transição da Líbia", acrescentou.     Ataques

Seis pessoas morreram e 10 ficaram feridas nesta quinta em ataques aéreos da Otan contra o vasto complexo residencial do ditador líbio Muammar Kadhafi em Trípoli, anunciou uma fonte governamental.

"Três pessoas morreram aqui e três em outro lugar. Dez pessoas ficaram feridas", declarou o funcionário, que exibiu sacos de areia espalhados ao lado de uma cratera em uma rua do complexo de Bab al-Azaziya.

Na madrugada desta quinta-feira, foram ouvidas quatro explosões nesta mesma região. Na véspera, uma dezena de mísseis atingiram Trípoli, bombardeada quase todos os dias pela Otan, que no fim de março assumiu a direção das operações militares internacionais, sob a égide da ONU, destinadas a deter os ataques contra os civis.

Imagens de Kadhafi

Na quarta-feira à noite, a televisão estatal líbia divulgou imagens do coronel Kadhafi em uma reunião ao fim do dia. São as primeiras difundidas desde um ataque aéreo da Otan em 30 de abril, qualificado pelo regime como uma tentativa de assassinato.

 Um filho de Kadhafi, Seif al-Arab, e três dos netos do líder líbio morreram neste bombardeio.

Em Misrata, após dois meses de combates, os rebeldes tomaram na quarta-feira o aeroporto, fazendo os homens de Kadhafi retroceder longe o bastante e deixando a maioria da cidade fora do alcance de seus foguetes.

Segundo Salah Badi, responsável pela ofensiva rebelde na região do aeroporto, as forças governamentais se reuniram em Zliten, cidade de 200 mil habitantes cerca de 50 km a oeste de Misrata.

Badi assegurou que os rebeldes, que já avançaram cerca de 20 km em direção a Zliten, concentrarão agora seus esforços neste frente, ao longo da rota que vai pela costa até Trípoli, cerca de 150 km a oeste de Zliten.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições