MENU

Mundo

Republicano vence em Massachusetts e tira dos Democratas supermaioria no Senado

Republicano vence em Massachusetts e tira dos Democratas supermaioria no Senado

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O republicano Scott Brown venceu a eleição especial para o Senado dos Estados Unidos pelo Estado de Massachusetts na noite desta terça-feira, dia 19, impondo uma significativa derrota ao Partido Democrata e dificultando o caminho da reforma de saúde defendida pelo presidente Barack Obama

A decisão, a primeira vitória dos republicanos para o Senado por Massachusetts desde 1972, acontece na véspera da data que marca o primeiro ano do governo Obama, e tira do presidente um voto que pode ser crucial para sua agenda.

A derrota da inicialmente favorita Martha Coakley para a cadeira que foi ocupada durante quase meio século pelo falecido senador Ted Kennedy sinaliza grandes problemas políticos para o partido do presidente, que neste ano colocará em jogo sua maioria no Congresso, em eleições por todo o país.

Brown vai se tornar o 41° republicano entre os 100 membros do Senado, o que dá ao seu partido o poder de adotar medidas regimentais para obstruir a reforma de saúde e outros temas prioritários para o governo.

Martha Coakley admitiu a derrota, segundo a rede NBC News.

Morto em agosto do ano passado, Ted Kennedy era um dos principais defensores da reforma de saúde, que visa a ampliar a cobertura médica para cerca de 10% dos americanos, que não contam com planos privados nem com a proteção do governo a idosos e pessoas em condições especiais de necessidade.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições