MENU

Mundo

Republicanos dos EUA impedem que gays possam servir no Exército

Republicanos dos EUA impedem que gays possam servir no Exército

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:04

Os republicanos do Senado dos Estados Unidos bloquearam um projeto de lei que inclui a suspensão de uma proibição vigente desde 1993 que impede que os homossexuais possam servir no Exército sem ocultar sua condição. A votação estava prevista para a noite da quarta-feira mas foi postergada a pedido da senadora republicana Susan Collins, enquanto continuavam as negociações para emendar o conteúdo do projeto de lei, referente à medida conhecida como "Don't Ask, Don't Tell" (Não Pergunte, Não Diga), em relação à opção sexual dos militares.

Os democratas só reuniram 57 dos 60 votos necessários para frear as obstruções republicanas e limitar o debate da medida. Por isso, esgotam-se as possibilidades de o Congresso revogar a lei de 1993, que proíbe os soldados abertamente homossexuais continuar prestando serviço militar.

Em setembro passado, os democratas só reuniram 56 votos para iniciar o debate, depois de os republicanos manterem uma frente comum contra a mesma medida. No começo do ano, a Câmara de Representantes revogou a lei de 1993 ao aprovar um amplo projeto de lei de gastos de defesa mas, após o bloqueio desta quinta-feira, não está claro se o Senado possa fazer o mesmo antes que termine a atual sessão legislativa.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições