MENU

Mundo

Reunião militar entre Coreias termina sem acordo, dizem agências

Reunião militar entre Coreias termina sem acordo, dizem agências

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:57

A reunião militar entre as duas Coreias, que tinha o objetivo de preparar um encontro de alto nível para reduzir a tensão na península, terminou sem um acordo nesta quarta-feira (9), após dois dias de negociações, dizem as agências internacionais de notícias.

“As conversas terminaram por volta das 15h (4h em Brasília) sem que haja acordo”, disse um oficial sul-coreano à agência local “Yonhap”.

As negociações “desmoronaram”, afirmou um funcionário do ministério da Unificação em Seul. “As negociações entraram em colapso”, acrescentou.     O encontro militar era o primeiro desde setembro e um importante gesto de aproximação entre as duas Coreias após o ataque norte-coreano que em 23 de novembro deixou quatro sul-coreanos mortos na ilha de Yeonpyeong e elevou a tensão ao máximo. As delegações estavam reunidas na aldeia de Panmunjom.  

A Coreia do Sul exigia que o encontro de alto nível que estava sendo preparado incluísse em sua agenda um pedido de desculpas explícito pelo ataque contra Yeonpyeong e pelo afundamento em março da embarcação sul-coreana “Cheonan”, na qual morreram 46 tripulantes.

Desde o início, porém, a Coreia do Norte manifestou que o ataque contra Yeonpyeong foi motivado por manobras navais sul-coreanas nas proximidades e negou reiteradamente que tenha ordenado torpedear a corveta sul-coreana no Mar Amarelo (Mar Ocidental).

A Coreia do Sul havia concordado com uma reunião entre os representantes da Cruz Vermelha dos dois países para planejar encontros das famílias separadas pela Guerra da Coreia (1950-53). O fracasso das conversas militares, no entanto, pode frustrar essa aproximação.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições