MENU

Mundo

Rick Santorum vence prévias republicanas

Rick Santorum vence prévias republicanas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

O conservador Rick Santorum ganhou nesta terça-feira (13) as prévias para a escolha do candidato do Partido Republicano para as eleições presidenciais dos Estados Unidosrealizadas nos estados sulistas do Alabama e Mississippi.

Com estas duas vitórias no sul dos Estados Unidos, Santorum impõe uma dura derrota a Mitt Romney, que esperava reforçar nesta terça-feira seu status de favorito para obter a indicação republicana para enfrentar o presidente democrata Barack Obama na disputa pela Casa Branca, em novembro próximo. A disputa no partido continuava "embolada".

Após a apuração de 99% dos votos no Alabama, Santorum obtinha 35%. Estão em jogo no estado 50 delegados.

No Mississippi, a corrida presidencial do Partido Republicano tem 40 delegados em jogo. Segundo as redes de TV, Santorum também venceu no estado. Após apuração de 99% dos votos, o candidato conservador acumulava 33% da preferência; Gingrich, 31%; Romney, 30%; e Ron Paul, 4%.

Os 50 delegados do Alabama e os 40 do Mississippi são distribuídos proporcionalmente entre os candidatos.
Romney venceu os caucuses disputados no Havaí e em Samoa Americana.

'Pessoas comuns'

"As pessoas comuns desafiaram as probabilidades", disse Santorum em um hotel de Lafayette, Louisiana, estado vizinho ao Alabama, celebrando a vitória.

"A resposta é eleger um candidato republicano conservador que possa enfrentar Obama em todas as questões que afetam este país", acrescentou Santorum, que fará campanha em Porto Rico nesta quarta e quinta-feira.

Gingrich sob pressão

A vitória de Santorum representa um duro golpe para o ex-presidente da Câmara dos Representantes Newt Gingrich, que partiu para uma agressiva campanha desde a semana passada no Alabama e no Mississippi.

Gingrich, que venceu em apenas dois dos 26 estados onde se realizaram primárias ou “caucus” (assembleias partidárias) desde janeiro, está sob pressão do próprio partido para que abandone a disputa pela candidatura republicana nas presidenciais de novembro e permita que a base conservadora apoie Santorum, um fervoroso católico próximo à Opus Dei.

"Cumprimento o ex-senador Santorum porque fez uma campanha muito forte e tanto ele como sua família trabalharam muito para conseguir isto", disse Gingrich, que acompanhou a apuração dos votos em um hotel de Birmingham, acreditando que venceria no Alabama.

O ex-presidente da Câmara de Representantes deixou claro que não vai abandonar a corrida pela indicação republicana até a convenção do partido em Tampa, Flórida, no mês de agosto.

Delegados

Um candidato precisa de 1.144 delegados para obter a indicação do partido (veja ao lado como está a corrida).

Até o momento, Romney ganhou em 17 dos 26 estados. Santorum venceu em nove, Gingrich em dois e o ex-congressista Ron Paul em nenhum.

"Preciso de mais delegados. Se vocês fizerem isso por mim alcançaremos a meta em um ritmo mais rápido", declarou Romney durante um comício em Mobile, sul do Alabama.

Já Santorum voltou a enfatizar que é o candidato mais conservador e contou com o apoio do governador do Alabama Robert Bentley.

Mississippi e Alabama são os estados mais pobres do país e, por isso, os candidatos prometeram a recuperação econômica.

"Se eu for presidente, iremos cortar os gastos federais, limitar os gastos federais e, finalmente, vamos ter um orçamento balanceado", disse Romney em Birmingham.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições