MENU

Rick Santorum vence prévias republicanas

Rick Santorum vence prévias republicanas

Atualizado: Quarta-feira, 14 Março de 2012 as 8:56

O conservador Rick Santorum ganhou nesta terça-feira (13) as prévias para a escolha do candidato do Partido Republicano para as eleições presidenciais dos Estados Unidosrealizadas nos estados sulistas do Alabama e Mississippi.

Com estas duas vitórias no sul dos Estados Unidos, Santorum impõe uma dura derrota a Mitt Romney, que esperava reforçar nesta terça-feira seu status de favorito para obter a indicação republicana para enfrentar o presidente democrata Barack Obama na disputa pela Casa Branca, em novembro próximo. A disputa no partido continuava "embolada".

Após a apuração de 99% dos votos no Alabama, Santorum obtinha 35%. Estão em jogo no estado 50 delegados.

No Mississippi, a corrida presidencial do Partido Republicano tem 40 delegados em jogo. Segundo as redes de TV, Santorum também venceu no estado. Após apuração de 99% dos votos, o candidato conservador acumulava 33% da preferência; Gingrich, 31%; Romney, 30%; e Ron Paul, 4%.

Os 50 delegados do Alabama e os 40 do Mississippi são distribuídos proporcionalmente entre os candidatos.
Romney venceu os caucuses disputados no Havaí e em Samoa Americana.

'Pessoas comuns'

"As pessoas comuns desafiaram as probabilidades", disse Santorum em um hotel de Lafayette, Louisiana, estado vizinho ao Alabama, celebrando a vitória.

"A resposta é eleger um candidato republicano conservador que possa enfrentar Obama em todas as questões que afetam este país", acrescentou Santorum, que fará campanha em Porto Rico nesta quarta e quinta-feira.

Gingrich sob pressão

A vitória de Santorum representa um duro golpe para o ex-presidente da Câmara dos Representantes Newt Gingrich, que partiu para uma agressiva campanha desde a semana passada no Alabama e no Mississippi.

Gingrich, que venceu em apenas dois dos 26 estados onde se realizaram primárias ou “caucus” (assembleias partidárias) desde janeiro, está sob pressão do próprio partido para que abandone a disputa pela candidatura republicana nas presidenciais de novembro e permita que a base conservadora apoie Santorum, um fervoroso católico próximo à Opus Dei.

"Cumprimento o ex-senador Santorum porque fez uma campanha muito forte e tanto ele como sua família trabalharam muito para conseguir isto", disse Gingrich, que acompanhou a apuração dos votos em um hotel de Birmingham, acreditando que venceria no Alabama.

O ex-presidente da Câmara de Representantes deixou claro que não vai abandonar a corrida pela indicação republicana até a convenção do partido em Tampa, Flórida, no mês de agosto.

Delegados

Um candidato precisa de 1.144 delegados para obter a indicação do partido (veja ao lado como está a corrida).

Até o momento, Romney ganhou em 17 dos 26 estados. Santorum venceu em nove, Gingrich em dois e o ex-congressista Ron Paul em nenhum.

"Preciso de mais delegados. Se vocês fizerem isso por mim alcançaremos a meta em um ritmo mais rápido", declarou Romney durante um comício em Mobile, sul do Alabama.

Já Santorum voltou a enfatizar que é o candidato mais conservador e contou com o apoio do governador do Alabama Robert Bentley.

Mississippi e Alabama são os estados mais pobres do país e, por isso, os candidatos prometeram a recuperação econômica.

"Se eu for presidente, iremos cortar os gastos federais, limitar os gastos federais e, finalmente, vamos ter um orçamento balanceado", disse Romney em Birmingham.

veja também