MENU

Mundo

Risco causado por vulcão pode encurtar visita de Obama à Indonésia

Risco causado por vulcão pode encurtar visita de Obama à Indonésia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

O presidente dos EUA, Barack Obama, desembarcou nesta terça-feira (9) na Indonésia, segunda etapa de sua viagem asiática, mas pode ser obrigado a encurtar a visita em consequência do risco gerado pelas erupções do vulcão Merapi, informou uma fonte oficial.

O Air Force One pousou no aeroporto militar de Halim Perdanakusuma, nas proximidades de Jacarta, às 9h30 GMT (7h30 de Brasília), procedente da Índia, onde Obama fez uma visita de três dias.

"É possível que tenhamos que deixar a Indonésia algumas horas antes do previsto pelos riscos gerados pelas cinzas vulcânicas", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, a bordo do Air Force One.

Segundo o programa oficial, Obama deveria ficar 20 horas em Jacarta, onde retorna pela primeira vez desde que viveu nesta cidade quatro anos de sua infância, de 1967 a 1971, depois de um novo casamento de sua mãe com um indonésio.

Situado a 430 km de Jacarta, o vulcão Merapi entrou em erupção em 26 de outubro e provocou a morte de quase 150 pessoas até o momento.

Os transportes aéreos foram prejudicados no fim de semana em consequência dos riscos provocados pelas nuvens de cinzas, que segundo as autoridades não chegaram a Jacarta.

Depois da escala na Indonésia, Obama prosseguirá a viagem asiática na Coreia do Sul e Japão.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições