MENU

Risco de erupção vulcânica retira moradores de vila em ilha espanhola

Risco de erupção vulcânica retira moradores de vila em ilha espanhola

Atualizado: Terça-feira, 11 Outubro de 2011 as 2:44

O alerta de risco vulcânico na localidade de La Restinga, na ilha El Hierro, no arquipélago espanhol das Canárias, aumentou de amarelo para vermelho nesta terça-feira (11).

Todos os moradores deste povoado na costa foram levados a um campo de futebol local para serem levados a Valverde (capital da ilha) e outras localidades seguras.

O diretor-geral de Segurança e Emergências do Governo das Canárias, Juan Manuel Santana, explicou que a medida é preventiva, pois sinais sísmicos indicam a possibilidade de nova erupção em águas mais próximas ao litoral e menos profundas do que a registrada ontem, ocorridas a cinco quilômetros da costa e a mil metros de profundidade.

Equipes da Cruz Vermelha e de várias prefeituras já estão se preparando para levar os quinhentos habitantes de La Restinga ao ginásio poliesportivo de Valverde, a um albergue de emergência na localidade de San Andrés ou a outros pontos mais seguros da ilha.

Desde julho, mais de 9 mil terremotoss ocorreram na ilha de El Hierro. O maior deles, de magnitude 4,3, foi registrado no sábado passado.

Moradores de La Restinga, em El Hierro, são retirados pelas autoridades nesta terça-feira (11) (Foto: AFP)        

veja também