MENU

Mundo

Risco de tsunami faz Califórnia retirar centenas de áreas costeiras

Risco de tsunami faz Califórnia retirar centenas de áreas costeiras

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:52

As autoridades da Califórnia ordeneram que centenas de pessoas sejam retiradas de áreas costeiras nesta sexta-feira (11), por conta d alerta de tsunami desencadeado pelo violento terromoto de magnitude 8,9  que atingiu o Japão.     As evacuações foram organizadas em cinco localidades litorêneas, onde as ondas cerca de 12 horas depois da ocorrência do terremoto, informou Tina Walker, porta-voz da Agência de Emergência local.

Mais cedo, as autoridades afirmaram que ondas de até dois metros de altura devem chegar ao norte do estado. As ondas devem chegar mais fortes próximo à cidade de Crescent City.

Usinas tomam precauções

A PG&E decretou 'evento incomum' na usina nuclear de Diablo Canyon, na Califórnia, devido ao alerta de tsunami, um procedimento operacional normal, disse um porta-voz da Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos (NRC, na sigla em inglês) à Reuters nesta sexta.

O porta-voz da NRC Scott Burnell disse que não há nada errado com a usina, mas que o alerta de tsunami é algo que exige que a usina declare um 'evento incomum'.

O mesmo aconteceria se, por exemplo, houvesse um tornado ou um terremoto no México. Os trabalhadores simplesmente

ficarão alertas para eventos incomuns.

Os dois reatores de Diablo Canyon operavam normalmente, em total capacidade.

Burnell disse que os reatores foram desenhados para lidar com uma grande onda como a que deve atingir a Califórnia mais tarde nesta sexta-feira.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições