MENU

Mundo

Ronald Biggs recupera oficialmente sua liberdade

Ronald Biggs recupera oficialmente sua liberdade

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Ronald Biggs, participante do audacioso assalto ao trem pagador Glasgow-Londres, na Escócia, em 1963, recuperou oficialmente sua liberdade nesta sexta-feira. A decisão foi tomada na quinta-feira pelo ministro da Justiça britânico, Jack Straw, que levou em conta a saúde debilitada do famoso assaltante. Oficialmente livre, Biggs segue internado no hospital com pneumonia grave.

A libertação de Biggs coincide com seu aniversário de 80 anos neste sábado e também com o 46º aniversário do chamado "roubo do século 20".

Michael, filho de Biggs, comemorou a decisão e exibiu a jornalistas a carta do Ministério da Justiça com a libertação do pai. "Meu pai agora é um homem livre e isso é tudo que é preciso dizer", declarou, comovido, aos jornalistas que o esperavam do lado de fora do hospital. Michael nasceu no Brasil e é ex-integrante do grupo musical "Balão Mágico".

O assalto

Biggs e seu bando de 15 homens conseguiram roubar o trem pagador na noite de 8 de agosto de 1963. Depois de ferir gravemente um empregado, os ladrões se apoderaram de 2,6 milhões de libras, um recorde para a época.

Biggs foi preso e condenado a 30 anos de prisão. Conseguiu fugir em 1965 e, depois de mudar a aparência graças a uma cirurgia plástica, viveu na Espanha, Austrália e, por 30 anos, no Brasil.

Decidiu se entregar às autoridades britânicas em 2001, depois de permanecer foragido durante 36 anos, porque estava falido e doente.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições