MENU

Mundo

Rússia inaugura monumento em homenagem a Yeltsin

Rússia inaugura monumento em homenagem a Yeltsin

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:58

O presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, inaugurou hoje um monumento em homenagem ao seu antecessor Boris Yeltsin, morto em abril de 2007, aos 76 anos. Medvedev elogiou Yeltsin por ter liderado a Rússia nos anos muito difíceis após o colapso da União Soviética, em 1991. O monumento é um obelisco de mármore com 10 metros de altura no qual foi esculpida a imagem do rosto e do corpo de Yeltsin, na cidade de Yekaterinburg, onde o líder nasceu.   O legado de Yeltsin permanece controverso mesmo na Rússia. Alguns o elogiam por ter promovido os direitos civis e a democracia, enquanto outros o detestam e o culpam pela corrupção e a decadência econômica que marcaram seu mandato. Yeltsin governou de 1991 a 1999, e entre outros fatos ordenou a invasão militar da Chechênia, república russa no Cáucaso onde islamitas tentaram ficar independentes de Moscou em 1994. Yeltsin renunciou ao cargo de presidente com apenas 2% de popularidade e foi sucedido por Vladimir Putin, então seu primeiro-ministro.

Medvedev disse hoje que a Rússia deveria ser grata a Yeltsin, que "não abandonou o caminho das mudanças durante o período mais difícil da história do nosso país".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições